quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ANA abre mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos a distância sobre água.
por Redação da ANA
Inscrições podem ser realizadas pelo site da ANA até 10 de agosto ou até as vagas se esgotarem. Alunos que concluírem as atividades receberão certificado digital.

A Agência Nacional de Águas (ANA) está com inscrições abertas para 5.200 vagas em cinco cursos diferentes, todos eles gratuitos e a distância. Os temas são dos mais diversos e abordam desde a Sala de Situação, centro de monitoramento de cheias e secas, até a atuação dos comitês de bacias hidrográficas. As inscrições podem ser realizadas na página de cursos a distância da ANA.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Quando o número de inscritos chegar a 5.200, as inscrições serão encerradas.

Receberão certificado digital os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações. O tempo de duração pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada participante. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.

Para o curso Sala de Situação: Fique por Dentro, serão disponibilizadas quatro turmas nos períodos de: 12 de agosto a 17 de agosto, 18 a 24 de agosto, 25 a 31 de agosto e 1º a 7 de setembro. Os alunos receberão e-mail informando em qual turma foram incluídos. Este curso tem quatro horas de duração e é voltado para qualquer interessado no tema. A capacitação ensina os objetivos, o funcionamento e a importância da Sala de Situação daANA, que realiza o monitoramento de eventos críticos, como cheias e secas.

A novidade desta vez é o curso Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria. Com carga de dez horas, a capacitação tem o objetivo de ensinar conceitos sobre as medições das águas da chuva (pluviometria) e dos rios (fluviometria). O curso também aborda o gerenciamento, uso e importância das informações coletadas; a automação na coleta de dados; e a Rede Hidrometeorológica Nacional. Neste caso, também serão oferecidas quatro turmas nas mesmas datas da capacitação sobre a Sala de Situação.

Os demais três cursos terão turma única e acontecerão de 18 de agosto a 7 de setembro. Com carga de 40 horas, o curso Caminho das Águas visa a promover a educação e a conscientização da sociedade, a partir de conceitos e práticas sustentáveis relacionadas aos recursos hídricos. Também voltado para a sociedade em geral, a capacitação Reflexões para Transformações Democráticas na Gestão das Águas tem dez horas de duração.

O curso Comitê de Bacia: o que É e o que Faz? tem como público membros de comitês, agentes gestores e demais interessados. Com 20 horas de carga, a capacitação aborda as atribuições e responsabilidades destes colegiados – que são parlamentos da água nas bacias – e incentivar a participação da sociedade na gestão de recursos hídricos.

Capacitação

A ANA realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Em 2013, a ANA capacitou 12.534 pessoas. Para 2014, a expectativa é bater este recorde, com 14,5 mil alunos. Saiba mais no Portal da Capacitação da ANA: http://capacitacao.ana.gov.br/Paginas/default.aspx.

Mais Informações

Fonte: ana.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário