Pré Conferência de Ambiente das Instituições do 3º Setor


INSCRIÇÕES GRATUITAS
VAGAS LIMITADAS
LINK a baixo

Serão distribuídos livros sobre questões ambientais aos participantes;
Haverá  Cooffe Breack pela manhã e tarde;
O evento será filmado e disponibilizado no canal Rede Ambiente TV;
Os materiais apresentados pelos palestrantes ficarão a disposição para serem baixados no canal Rede Ambiente TV.

Temas e Palestrantes

Abertura : 8:30 horas
TEMA
Um pouco de História sobre Resíduos Sólidos 
Gilvoneick Souza
Técnico em Administração de Empresas e Arte Cênicas.  Ativista ambientalista atuando a 15 anos nas causas socioambientais, tendo participado das três Conferências de Ambiente realizadas no Brasil até o momento, fazendo parte da Comissão Organizadora da 2ª, 3ª e 4ª Conferências de Ambiente. Presidente da Instituição Ambientalista Defensores Ambientais do Gericinó Mendanha Tinguá (DAMGEMT);  produtor e coordenador responsável pelo Canal de TV Rede Ambiente TV na WEB.


TEMA
Visão Empresarial
9:00 a 09:30 horas
Paulo Pizão 
Empresário Ambientalista; Procurador Federal (aposentado); Administrador e Especialista em Gestão e Avaliação Ambiental; Diretor da SERVEC Ecologia; Integrante do CONEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro), do Conselho Superior do FECAM e Diretor de Meio Ambiente do IBEF; Integrante do Conselho de Meio Ambiente da ACRJ, do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio, do Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável da ALERJ, do Conselho Consultivo da APA do Pau-Brasil; Ex-Dirigente da FEEMA, da Fundação Oswaldo Cruz e Gerente de Projetos Ambientais da LIGHT.

TEMA
Produção Energética Através dos Resíduos Domiciliares 
(custos e benefícios)
9:40 a 10:10 horas
Alexandre Citvaras
Atua no setor de resíduos há 14 anos, atualmente é Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Foxx Inova Ambiental, empresa de atuação nacional com foco no desenvolvimento de projetos de Waste to Energy WtE) e destinação final de resíduos em aterros sanitários, através de contratos de Concessão. O profissional possui experiência no desenvolvimento de negócios, como por exemplo, projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e de geração de energia a partir de resíduos (WtE). Sua experiência no setor é abrangente tendo sido responsável no passado pelas áreas de licitações e concorrências públicas, gestão do desempenho empresarial, identificação e avaliação de ativos para aquisição e desenvolvimento tecnológico.


TEMA
Situação atual dos LIXÕES no Estado do Rio de Janeiro
10:20 a 10:50 horas
Janira Rocha
Deputada Estadual RJ PSOL
Presidente da Comissão dos LIXÕES ALERJ 


TEMA
 LEI Nacional de Resíduos Sólidos
11:00 a 11:30 horas
Rogério Rocco
Advogado e Mestre em Direito da Cidade pela UERJ. É Analista Ambiental e foi Coordenador Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio/MMA (2008-2010). É Professor de Direito e Legislação Ambiental em cursos de graduação e pós-graduação. É Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Ambiental Pública do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro – IUPERJ/UCAM. Foi Superintendente do IBAMA/RJ (2005-2008). Foi Coordenador Geral do Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA/MMA (2005). Foi Secretário de Meio Ambiente de Niterói (2000). Atuou durante 18 anos no movimento ecológico brasileiro, tendo sido fundador e coordenador de OS VERDES - Movimento de Ecologia Social (1987-2005), coordenador da APEDEMA/RJ, do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais - que organizou os eventos da sociedade civil na RIO-92, da Rede de ONGs da Mata Atlântica, dentre outros fóruns socioambientais. Foi conselheiro do Conselho Gestor do FNMA/MMA (1999-2001), representando a sociedade civil da Região Sudeste. É autor e organizador de vários livros, dentre eles: Estudo de Impacto de Vizinhança – Instrumento de garantia do direito às cidades sustentáveis (Lumen Juris, 1ª reimpressão, 2009); Legislação Brasileira do Meio Ambiente (DP&A, 2ª Ed., 2005); e, O Direito Ambiental das Cidades (Lumen Juris, 2ª Ed., 2009). 


Almoço: 11:40 a 13:00 horas

TEMA
CTR Nova Iguaçu - Implantação
13:00 a 13:30 horas
Gertrudes Silva Nogueira
Mestre em Geologia - Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Área: Geologia Ambiental e Geoprocessamento. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Iguaçu – UNIG. Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.


TEMA
Conflitos com Aterro Sanitário no Município de Seropédica RJ
13:40 a 14:10 horas
Dr.ª Ana Cristiana 
Licenciatura Quimica / Doutora em Quimica
ADUR / UFRRJ Seropédica


TEMA
 CTR Nova Iguaçu - Referência para o Brasil

14:20 a 14:50 horas
William Martins Bortolazzo 
William Martins Bortolazzo é Mestre em Engenharia Civil com ênfase em Engenharia Ambiental pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COOPE / UFRJ. Desde março de 2009, vem atuando como Gerente de Operações e Projetos da Central de Tratamento de Resíduos de Nova Iguaçu, responsável pelo planejamento operacional e execução do recebimento de resíduos, implantação de novas células de recebimento, obras de drenagem e infraestrutura, monitoramento geotécnico e controle operacional da unidade industriais da empresa. O profissional possui experiência no desenvolvimento de projetos para reflorestamento de áreas degradas, para controle de poluição atmosférica e hídrica, em implantação de sistemas de gestão ambiental e licenciamentos ambientais para atividades industriais incluindo atividades específicas de co-processamentos e acompanhamento técnico em empresas do setor industrial.

TEMA
Depósito Clandestino de Resíduos Sólidos em São João de Meriti - Relato

15:00 a 15:30 horas
Paulo César F. Machado; 
Nível médio completo, capelão civil, conselheiro municipal do desenvolvimento urbano de São João de Meriti , conselheiro municipal do meio ambiente em São João de Meriti e integrante do MPS - Movimento Pró-Saneamento e Meio Ambiente da Região do Parque Araruama/SJM

Viviane Cristina de Jesus
Assistente social, conselheira tutelar da infância e juventude em São João de Meriti e integrante do MPS - Movimento Pró-Saneamento e Meio Ambiente da Região do Parque Araruama/SJM

Marcos Albuquerque;
Curso universitário incompleto (geografia/UFF), membro da equipe de educadores do CEDAC - Centro de Ação Comunitária, atualmente acompanha o trabalho desenvolvido pelo MPS - Movimento Pró-Saneamento e Meio Ambiente da Região do Parque Araruama/SJM, entres outros projetos nos quias o CEDAC está envolvido no âmbito do desenvolvimento comunitário e da soberania e segurança alimentar no estado do Rio de Janeiro/RJ


TEMA
 Contaminação por resíduos sólidos enterrados no subúrbio do Rio de Janeiro
15:45 a 16:15 horas
Paulo Roberto de Abreu Bruno;
Licenciado e bacharel em História (1997) e mestre em Educação pela  Universidade Federal Fluminense (2002). Doutor em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz / FIOCRUZ (2008). Concursado e estatutário, na Fundação Oswaldo Cruz/RJ desde 2006, tem atuado no campo da saúde coletiva e ambiental tanto em  comunidades indígenas amazônicas como em favelas da cidade do Rio de Janeiro,  com ênfase nos seguintes temas: processos educativos em saúde; saúde e ambiente amazônicos; movimentos populares urbanos, educação e saúde ambiental.  Representa a FIOCRUZ no Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde (CNEPS/SGEP/MS) e coordena o grupo de pesquisa Saneamento e Saúde ambiental em Favelas e Comunidades Rurais (CNPq).

Drª. Rosália Oliveira


16:45 a 17 Leitura DOC encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário