quinta-feira, 22 de maio de 2014

Embrapa Amazônia Ocidental oferece 51 novas bolsas de pesquisa para alunos de graduação.

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) lançou, nesta semana, edital de abertura do processo seletivo para oferta de 51 novas bolsas de Iniciação Científica (IC) para alunos de graduação. A seleção é para o período 2014-2015 e tem calendário de inscrições disponível entre os dias 16 e 27 de junho.

Os estudantes interessados devem acessar o edital na página inicial do site da Unidade – www.cpaa.embrapa.br. No documento estão todas as regras que orientam o processo seletivo, como prazos, procedimentos e documentos necessários, além das áreas disponíveis e seus respectivos orientadores. No mesmo local o aluno ainda encontra os formulários de inscrição, do plano de trabalho e do currículo Lattes do orientador, assim como as normas técnicas para redação e preenchimento dos documentos.

Dúvidas e Informações

O candidato pode tirar dúvidas sobre o processo seletivo por meio do Setor de Gestão de Pessoas (SGP) da Embrapa Amazônia Ocidental, com a analista Deise Maria Pessoa de Souza. O telefone para contato é o 3303 7833, o e-mail é o deise.souza@embrapa.br e o endereço é rodovia AM 010, km 29, zona rural. O deslocamento até a Unidade pode ser feito por transporte público, através da linha de ônibus 430 (Colônia Japonesa – T1 – Centro).
Áreas Disponíveis

Os candidatos poderão concorrer às bolsas nas seguintes áreas: agroclimatologia; agroecologia; agrofloresta; caracterização de recursos florestais para uso múltiplo; ciência do solo; cultura de tecidos de plantas; desenvolvimento rural; economia rural e agronegócio; engenharia de software, inteligência artificial, sistemas de informação e Data Warehouse; entomologia; fertilidade do solo; fisiologia reprodutiva de peixes nativos; fitopatologia; fitoquímica; fitotecnia; forragicultura e pastagens voltadas à integração Lavoura-Pecuária-Floresta; genética e biologia molecular; georreferenciamento; horticultura; manejo e física do solo; manejo florestal; melhoramento genético; melhoramento vegetal; microbiologia agrícola; nutrição de peixes; nutrição de plantas; olericultura; piscicultura; plantas medicinais; plantios florestais; polinização; propagação vegetativa; recursos genéticos e melhoramento de plantas; sanidade de espécies aquícolas; sanidade de peixes; silvicultura; sistemas agroflorestais; sociologia rural, desenvolvimento agropecuário, meio ambiente, desenvolvimento territorial, agricultura familiar e sustentabilidade; tecnologias de sementes florestais.

Programa de Iniciação Científica

O Programa de IC da Embrapa Amazônia Ocidental conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), através do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), e da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), por meio do Paic/AM (Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas). Das 51 bolsas disponibilizadas, 40 são financiadas pelo Paic e 11 pelo Pibic.

Para o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental e coordenador do Cibe (Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários), Jony Dairiki, o investimento nos estudantes, desde cedo, pode render bons frutos. “A iniciação científica é muito importante para estes jovens. É o primeiro passo e é fundamental para incentivar que eles continuem nesta caminhada e se tornem futuros pesquisadores”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário