sábado, 21 de junho de 2014

Ibama aplica R$ 20 milhões em multas em Mato Grosso.
A fiscalização do Ibama em Mato Grosso apresenta os resultados consolidados da Operação Caryocar, executada no estado no período de novembro/2013 a maio/2014.

A Operação Caryocar tinha como objetivo principal a proteção do bioma Cerrado e, em Mato Grosso, se concentrou em ações nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Barra do Garças, Cocalinho, General Carneiro, Paranatinga, Primavera do Leste, Pontal do Araguaia, Santa Rita do Trivelato e Torixoréu.

Os fiscais do Ibama que atuaram na operação, após notificarem os infratores, aplicaram multas que somaram 20 milhões de reais, apreenderam seis tratores, um caminhão e dois correntões de 30 metros, que eram utilizados em desmatamentos ilegais. O total de áreas embargadas somaram 10.770 hectares, equivalentes a mais de dez mil campos de futebol.

Segundo o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes, “mais importante que as multas aplicadas aos infratores, foi a presença institucional nas regiões fiscalizadas”.

O nome da operação é uma homenagem ao pequizeiro (Caryocar brasiliense), árvore típica do Cerrado e de grande importância socioambiental. O bioma Cerrado é muito importante para o país, pois concentra as principais nascentes dos rios brasileiros e possui uma rica biodiversidade.

Nicelio Silva
Ascom/Ibama/MT
Foto: Mauro Baldini

Fonte: IBAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário