domingo, 15 de junho de 2014

FAO pede medidas urgentes diante das ameaças à pesca sustentável e à população de peixes.
Foto: Banco Mundial/Curt Carnemark

“A pesca e a aquicultura são meio de subsistência de 12% da população do mundo”, afirmou o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, nesta segunda-feira (09), na abertura do único fórum intergovernamental mundial sobre questões de pesca e aquicultura – o Comitê de Pesca da FAO. Na ocasião, ele também pediu medidas urgentes diante das mudanças climáticas e outras ameaças à pesca sustentável e a população de peixes.

Depois de assegurar que a pesca e a aquicultura realizam uma “contribuição fundamental à segurança alimentar e a nutrição”, Graziano da Silva sublinhou que o desenvolvimento sustentável nos países insulares e costeiros do mundo depende sobre tudo da “vitalidade dos oceanos e das populações de peixes.”

“A sobrepesca, a contaminação e as mudanças climáticas estão colocando em risco esta vitalidade. Os impactos já são evidentes e os pobres do mundo, nas zonas rurais e costeiras, são os mais afetados”, disse o diretor-geral.

A pesca em pequena escala é fonte de emprego para mais de 90% dos pescadores de captura e dos trabalhadores pesqueiros do mundo, sendo metade deles, mulheres.

O fórum, que segue até 13 de junho, reúne ministros e representantes da pesca, agricultura e desenvolvimento rural de vários países, incluindo o Brasil. Nele, serão abordados questões relacionadas a melhorias no setor e as atuações potenciais dos governos, órgãos pesqueiros regionais, ONGs, trabalhadores de pesca e outros atores da comunidade internacional.

Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário