Estudantes brasileiros entre os
últimos colocados em avaliação internacional de raciocínio lógico.
Alunos de escolas públicas participam de
preparação especial para competições internacionais. Foto: Elza Fiuza/Agência
Brasil
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE) divulgou ontem (1°) o resultado do Programa Internacional de
Avaliação de Estudantes (Pisa) que testou a habilidade de estudantes de 15 anos
em resolver problemas de raciocínio lógico relacionados a situações práticas do
cotidiano. O Brasil ocupa o 38° lugar entre os 44 países que tiveram a
habilidade de seus estudantes avaliada.
Aplicado a cada três anos e voltado para leitura,
ciências e matemática, o Pisa avaliou 85 mil estudantes e, pela primeira vez,
mediu a capacidade de resolução de problemas mais elaborados de lógica e
raciocínio.
No Brasil, menos de 2% dos estudantes avaliados atingiram a
performance máxima na solução dos problemas. O relatório da OCDE registra que,
no país, as meninas tiveram desempenho melhor que o dos meninos e que a
situação socioeconomica do estudante também tem impacto no resultado.
Os países que lideram o ranking da OCDE são
Cingapura, Coreia do Sul e Japão. As três últimas posições são ocupadas por
Uruguai, Bulgária e Colômbia.
Nos testes, os estudantes executaram tarefas em
um aparelho do jogo MP3, tiveram que usar o controle remoto de um aparelho de
ar-condicionado para controlar condições de temperatura e umidade e simular a
compra de um bilhete de trem em um teclado sensível ao toque.
Em dezembro do ano passado a OCDE havia divulgado
resultados do Pisa 2012 que mostram que, entre os 65 países comparados, o
Brasil ficou em 58º lugar no desempenho dos estudantes nas três áreas de
conhecimento avaliadas.
Fonte: Agência Brasil
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