Consumidores de sete países
querem que empresas respeitem a biodiversidade.
Imagem: Universidade do Estado da Bahia –
UNEB
Pesquisa da União para o BioComércio Ético
(UEBT), divulgada ontem (8), em Paris, apurou que 87% dos consultados esperam
que as empresas respeitem a biodiversidade quando buscam ingredientes naturais
para seus produtos. A UEBT é uma associação sem fins lucrativos que promove o
Abastecimento com Respeito de ingredientes provenientes da biodiversidade. A
pesquisa foi feita em fevereiro deste ano com 7 mil pessoas em sete países –
França, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia, Vietnã e Brasil.
A preocupação é particularmente significativa
entre consumidores de países emergentes, enquanto nos países desenvolvidos a
concepção exata de biodiversidade não foi apreendida. Segundo a pesquisa, mais
de 90% dos entrevistados no Brasil, Colômbia e Vietnã declararam ter ouvido
falar sobre biodiversidade e quase a metade deles (49%) foi capaz de definir
corretamente o termo. Isso representa o dobro do que ocorre nos Estados Unidos.
De acordo com a pesquisa Barômetro da
Biodiversidade, os consumidores brasileiros são os que se mostram mais atentos
em relação à conservação da biodiversidade e ao significado da palavra: 89% dos
entrevistados esperam que as empresas reconheçam a importância da
biodiversidade em suas políticas e 88% acreditam que devem dar sua contribuição
pessoal no processo de preservação do meio ambiente.
A sondagem é feita desde 2009 e engloba empresas
de alimentos, cosméticos e fármacos. Os consumidores se mostraram interessados
também em saber como está a relação das empresas com seus fornecedores de
matérias-primas.
A representante da UEBT para América Latina,
Cristiane de Moraes, disse à Agência Brasil que, em geral, os países emergentes
têm a biodiversidade como fonte de insumos para indústrias, o que faz despertar
o interesse dos consumidores em torno dos ingredientes naturais. Além disso, a
biodiversidade é visível em países como Brasil e Colômbia, onde as florestas são
consideradas um bem comum da população.
Em torno de 88% dos consumidores entrevistados
nas sete nações desejam que as empresas informem a preocupação com a
biodiversidade por meio da internet e em anúncios publicitários. Já 87%
disseram preferir encontrar as informações nas embalagens dos produtos. No
Brasil, o percentual sobe para 95%. A pesquisa revela também que as pessoas
valorizam selos de sustentabilidade na embalagem.
O levantamento indica que o número de pessoas que
dão a definição correta de biodiversidade vem caindo na França, Alemanha, Reino
Unidos e Estados Unidos desde 2012, quando atingiu 40%, passando para 39%, em
2013 e 37% este ano. Em outro sentido, os números apontam crescimento no
Brasil. No mesmo período, o índice passou de 50%, em 2012, para 53% no ano
seguinte e, agora, para 55%.
Cresceu o conhecimento sobre a biodiversidade
desde 2009, diz a pesquisa. Ao mesmo tempo, retrocedeu o entendimento sobre o
tema. Cristiane de Moraes salientou que, considerando que uma das metas da
Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) para 2020 é que a grande maioria
da população mundial deveria conhecer o tema, há muito a ser feito.
“É preciso esforço extra para que o tema não
somente seja de consciência do público, mas também que as pessoas estejam motivadas
a valorizar ações de empresas que tratam de forma ética suas cadeias de
abastecimento, onde é possível promover a conservação da biodiversidade através
do uso sustentável dos seus recursos e, também, gerar valor para os produtores
locais. Isso pode fazer diferença para um cenário socioeconômico saudável”.
No item em que foi perguntado se os consumidores
levam em conta o respeito pelas populações locais quando compram uma
determinada marca de cosmético, em termos de condição de trabalho, preço e salários
justos, o Brasil lidera a pesquisa com 52%, superando a média entre os sete
países abordados.
Em relação às 100 maiores empresas do segmento de
beleza, a pesquisa da UEBT concluiu que somente 31 delas se esforçam para ter
uma conduta de abastecimento favorável biodiversidade.
A UEBT destaca outras mensagens para o setor
empresarial. De acordo com o Barômetro da Biodiversidade, 85% dos consumidores
querem obter mais informações sobre os ingredientes naturais usados na
fabricação dos produtos.
Fonte: Agência Brasil
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