quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

UNESCO lança edição em português de manual para jornalistas investigativos.
Livro, publicado pela primeira vez em 2009 e já conta com versões em sete idiomas, é uma ferramenta básica para começar e terminar um trabalho investigativo, oferecendo conteúdo para o aprendizado de técnicas básicas.

A UNESCO lança esta semana as versões em português e espanhol de seu manual para jornalistas investigativos.

A “Investigação a partir de histórias: um manual para jornalistas investigativos”, de Mark Lee Hunter, é um guia amplamente reconhecido por jornalistas investigativos de várias partes do mundo, publicado pela primeira vez em 2009, em diversas línguas. Naquele momento, as versões em espanhol e português não estavam disponíveis.

Cinco anos mais tarde, devido à grande demanda, a UNESCO lança nestas línguas, gratuitamente, esta notável publicação. Ambas as versões já estão disponíveis para download, e se somam aos outros cinco idiomas previamente publicados.

O valor e a importância da precisão, do cuidado e da busca detalhada de informações pelo jornalismo investigativo em uma democracia são cada vez mais reconhecidos. Suas contribuições são essenciais para a governabilidade democrática.

A existência de um “watchdog” (cão de guarda) público que expõe e informa aos cidadãos e cidadãs sobre as eventuais más práticas dos membros supostamente confiáveis da sociedade ou do governo é fundamental para uma democracia que está funcionando de forma saudável.

No entanto, Mark Lee Hunter sugere que o jornalismo investigativo envolve não somente cobrir o que não funciona bem.
Ao longo da publicação, ele reforça: “Por fim, não busque apenas coisas que envolvam transgressões. É frequentemente mais difícil realizar um bom trabalho de registro sobre algo que está dando certo – entender um novo talento, ou um projeto de desenvolvimento que alcançou as suas metas, ou uma empresa que está gerando riqueza e empregos. Identificar os elementos replicáveis do sucesso, ou as ‘melhores práticas’, é um valioso serviço aos seus expectadores.”

Devido à natureza do seu trabalho, jornalistas investigativos enfrentam, com frequência, muitos desafios inesperados, especialmente em países onde o Estado de Direito ainda não está consolidado. Na última década, mais de 600 jornalistas foram mortos e muitos mais sofreram ataques não fatais. Além disso, tem havido um reduzido índice de condenação dos autores desses crimes.

Promover a segurança dos jornalistas faz parte dos compromissos de longo prazo da organização, por isso a UNESCO esteve envolvida, desde o início, com o Plano de Ação das Nações Unidas sobre a Segurança dos Jornalistas e a Questão da Impunidade, que foi aprovado pelo Conselho dos Chefes Executivos das Nações Unidas, em 12 de abril de 2012. A UNESCO também salienta a importância da liberdade de informação para o jornalismo investigativo.

A UNESCO reconhece não apenas a importância do jornalismo investigativo, mas frequentemente promove debates sobre a responsabilidade da mídia e os padrões profissionais e éticos, além de também sublinhar as ameaças a que estão sujeitos os jornalistas durante o exercício de seu trabalho. Neste contexto, fornece aos jornalistas informações, treinamento e materiais que lhes permitam exercer melhor sua profissão; é o caso neste manual.

A UNESCO encoraja e apoia os jovens que estão interessados no jornalismo investigativo como uma vibrante carreira profissional e, portanto, a organização está especialmente entusiasmada em oferecer ao público que fala português e espanhol mais esta ferramenta de trabalho.

De acordo com o autor Mark Lee Hunter, “há uma série de reportagens investigativas importantes produzidas em espanhol e português, em países como Brasil, México e outros países latino-americanos, bem como na Europa, África e, em particular, em Moçambique”.

A publicação centra-se na abordagem baseada na investigação por hipótese. Todas as etapas do processo investigativo, desde a concepção, passando pela pesquisa, controle de qualidade, escrita e divulgação são aplicadas e foram exaustivamente analisadas e bem ilustradas por estudos de caso reais em cada capítulo.

A UNESCO convida o público a baixar uma cópia gratuita do manual e assistir a um pequeno vídeo de Mark Lee Hunter falando sobre o lançamento do livro em português e espanhol.


Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário