‘A sociedade em seu conjunto terá de mudar, porque é ela quem autoriza, hoje, a barbárie policial’, entrevista com Luiz Eduardo Soares.
Essa metodologia é inteiramente distinta do “pronto emprego” e implica o seguinte: o ou a policial na rua não se limita a cumprir ordens, fazendo ronda de vigilância ou patrulhamento ditado pelo estado-maior da corporação, em busca de prisões em flagrante. Ele ou ela é a profissional responsável por agir como gestora local da segurança pública, o que significa, graças a uma educação interdisciplinar e altamente qualificada: diagnosticar os problemas e identificar as prioridades, em diálogo com a comunidade, mas sem reproduzir seus preconceitos; planejar ações, mobilizando iniciativas multissetoriais do poder público, na perspectiva de prevenir e contando com o auxílio da comunidade, o que se obtém respeitando-a.
A PEC-51 visa reformar não apenas as PMs, desmilitarizando-as, mas o próprio modelo policial, atualmente baseado na divisão do ciclo do trabalho policial: uma polícia investiga, outra faz o trabalho ostensivo-preventivo. Pretende também instituir carreira única em cada polícia e transferir aos estados o poder de escolher o modelo que melhor atenda suas peculiaridades, desde que as diretrizes gerais sejam respeitadas. Hoje, em cada estado, as duas polícias, civis e militares, na verdade são quatro instituições ou universos sociais e profissionais distintos, porque há a polícia militar dos oficiais e dos não-oficiais (as praças), a polícia civil dos delegados e dos não-delegados como, por exemplo, os agentes, detetives, inspetores, escrivães etc. A PEC propõe que o ciclo de trabalho policial seja respeitado e cumprido em sua integralidade, por toda instituição policial. Ou seja, toda polícia deve investigar e prevenir. Propõe também a carreira única no interior de cada instituição policial. E propõe que toda polícia seja civil. A transição para o novo modelo, caracterizado pelo ciclo completo, a carreira única e a desmilitarização, uma vez aprovada a PEC, dar-se ia ao longo de muitos anos, respeitando-se todo direito adquirido de todos os trabalhadores policiais, inclusive, é claro, dos que hoje são militares. O processo seria conduzido pelos estados, que criariam suas novas polícias de acordo com suas necessidades. A realidade do Acre é diferente de São Paulo, por exemplo. A transição seria negociada e levada a cabo com transparência e acompanhamento da sociedade. As polícias seriam formadas pelo critério territorial ou de tipo criminal, ou por combinações de ambos. Um exemplo poderia ser o seguinte: o estado poderia criar polícias – sempre de ciclo completo, carreira única e civis – municipais nos maiores municípios, as quais focalizariam os crimes de pequeno potencial ofensivo, previstos na Lei 9.099; uma polícia estadual dedicada a prevenir e investigar a criminalidade correspondente aos demais tipos penais, salvo onde não houvesse polícia municipal; e uma polícia estadual destinada a trabalhar exclusivamente contra, por exemplo, os homicídios. Há muitas outras possibilidades autorizadas pela PEC, evidentemente, porque são vários os formatos que derivam da combinação dos critérios referidos.
A desmilitarização
da polícia, uma das bandeiras das jornadas de junho, sempre foi uma das
principais de Luiz Eduardo Soares, especialista em segurança pública, professor
da UERJ e antropólogo. Nesta entrevista, o autor de mais de 20 livros, entre
eles Tudo ou Nada, Elite da Tropa e Cabeça de Porco, explica o motivo de sua
defesa, e aponta que este é apenas o primeiro passo para o caminho árduo de
construção de uma sociedade “efetivamente democrática e comprometida com o
respeito aos direitos humanos”. Luiz Eduardo foi um dos principais elaboradores
da PEC-51 – recentemente apresentada pelo senador Lindbergh Farias (PT/RJ) –
que visa, segundo ele, reformar o modelo policial.
Nós temos uma polícia e um corpo de
bombeiros que é militar. Você há muito tempo defende a desmilitarização. Por
quê?
Considero a desmilitarização das polícias
indispensável e a dos bombeiros absolutamente conveniente, ainda que essa
mudança não seja suficiente. Mesmo porque nossas polícias civis não têm menos
problemas do que as militares. Em primeiro lugar, é preciso saber o que
significa, para uma polícia, ser militar. No artigo 144 da Constituição,
significa obrigá-la a copiar a organização do exército, do qual ela é
considerada força reserva. O melhor formato organizacional é aquele que melhor
permite à instituição cumprir suas finalidades. Finalidades diferentes requerem
estruturas organizacionais distintas. Portanto, só faria sentido reproduzir na
polícia o formato do exército se as finalidades de ambas as instituições fossem
as mesmas. Não é o que diz a Constituição. O objetivo do exército é defender o
território e a soberania nacionais. Para cumprir essa função, tem de
organizar-se para realizar o pronto emprego, ou seja, mobilizar grandes
contingentes humanos e materiais com máxima celeridade e rigorosa observância
das ordens proferidas pelo comando. Precisa preparar-se para, no limite, fazer a
guerra. Pronto emprego exige centralização decisória, hierarquia rígida e
estrutura fortemente verticalizada. Nada disso se aplica à polícia militar. Seu
papel é garantir os direitos dos cidadãos, prevenindo e reprimindo violações,
recorrendo ao uso comedido e proporcional da força. Segurança é um bem público
que deve ser provido universalmente e com equidade pelos profissionais
incumbidos de prestar esse serviço à cidadania. Os confrontos armados são as
únicas situações em que alguma semelhança poderia haver com o exército, ainda
que mesmo nesses casos as diferenças sejam marcantes. Mas eles correspondem a
menos de 1% das atividades que envolvem as PMs. A imensa maioria dos desafios
enfrentados pela polícia ostensiva são melhor resolvidos com a adoção de estratégias
incompatíveis com a estrutura organizacional militar. Refiro-me ao policiamento
comunitário, os nomes variam conforme o país.
E em que sentido o policiamento
comunitário distingue-se das ações militares?
Essa metodologia é inteiramente distinta do “pronto emprego” e implica o seguinte: o ou a policial na rua não se limita a cumprir ordens, fazendo ronda de vigilância ou patrulhamento ditado pelo estado-maior da corporação, em busca de prisões em flagrante. Ele ou ela é a profissional responsável por agir como gestora local da segurança pública, o que significa, graças a uma educação interdisciplinar e altamente qualificada: diagnosticar os problemas e identificar as prioridades, em diálogo com a comunidade, mas sem reproduzir seus preconceitos; planejar ações, mobilizando iniciativas multissetoriais do poder público, na perspectiva de prevenir e contando com o auxílio da comunidade, o que se obtém respeitando-a.
Para que haja esse tipo de atuação, é
imprescindível valorizar quem atua na ponta, dotando essa pessoa dos meios de
comunicação para convocar apoio e de autoridade para decidir. Há sempre
supervisão e interconexão, mas é preciso que haja, sobretudo, autonomia para a
criatividade e a adaptação plástica a circunstâncias que tendem a ser específicas
aos locais e aos momentos. Qualquer profissional que atua na ponta, sensível à
complexidade da segurança pública, ao caráter multidimensional dos problemas e
das soluções, ou seja, qualquer policial que atue como gestor ou gestora local
da segurança pública, deve dialogar, evitar a judicialização sempre que
possível, mediar conflitos, orientar-se pela prevenção e buscar acima de tudo
garantir os direitos dos cidadãos. Dependendo do tipo de problema, mais
importante do que uma prisão e uma abordagem posterior ao evento problemático,
pode ser muito mais efetivo iluminar e limpar uma praça, e estimular sua
ocupação pela comunidade e pelo poder público, via secretarias de cultura e
esportes. Os exemplos são inúmeros e cotidianos. Esse é o espírito do trabalho
preventivo a serviço dos cidadãos, garantindo direitos. Esse é o método que já
se provou superior. Mas tudo isso requer uma organização horizontal,
descentralizada e flexível. Justamente o inverso da estrutura militar. ‘E o
controle interno?’, alguém arguiria. Engana-se quem supõe que a adoção de um
regimento disciplinar draconiano e inconstitucional seja necessária. Se isso
funcionasse, nossas polícias seriam campeãs mundiais de honestidade e respeito
aos direitos humanos. Eficazes são o sentido de responsabilidade, a qualidade
da formação e o orgulho de sentir-se valorizado pela sociedade. Além de tudo,
corporações militares tendem a ensejar culturas belicistas, cujo eixo é a ideia
de que a luta se dá contra o inimigo. Nas PMs, tende a prosperar a ideia do
inimigo interno, não raro projetada sobre a imagem estigmatizada do jovem pobre
e negro. Uma polícia ostensiva preventiva para a democracia tem de cultuar a
ideia de serviço público com vocação igualitária e radicalmente avessa ao
racismo.
A militarização da polícia justifica o
seu comportamento? Uma vez desmilitarizada, qual seria o passo seguinte, uma
vez que a corporação será a mesma?
Como disse, respondendo à primeira pergunta,
desmilitarizar é apenas uma das mudanças indispensáveis. Isolada, cada uma
delas será insuficiente. E não nos iludamos: toda reforma institucional da
segurança pública será somente um passo numa caminhada mais longa e difícil,
rumo à construção de uma sociedade efetivamente democrática e comprometida com
o respeito aos direitos humanos, na qual a justiça mereça o nome que tem. A
sociedade em seu conjunto terá de mudar, porque é ela quem autoriza, hoje, a
barbárie policial, aplaudindo execuções, elegendo políticos que defendem o
direito penal máximo e governos que acionam a violência do Estado. As
transformações, um dia, terão de incluir a legalização das drogas, que
considero uma mudança fundamental. No momento, contudo, o que está em questão,
e com máxima urgência, é salvar jovens negros e pobres do genocídio, é acabar
com as execuções extra-judiciais, as torturas, a criminalização dos pobres e
negros, é reduzir o número inacreditável de crimes letais intencionais, é
suspender o processo de encarceramento voraz, que atinge exclusivamente as
camadas sociais prejudicadas pelas desigualdades brasileiras, é sustar a
aplicação seletiva das leis, que vem se dando em benefício das classes sociais
superiores, dos brancos, dos moradores dos bairros afluentes de nossas cidades.
Portanto, nada de idealizações ao avaliar as reformas propostas. O que não
significa que cada passo não seja de grande relevância e mereça todo empenho de
quem se sensibiliza com a tragédia nacional, nessa área, tão decisiva e
negligenciada.
Historicamente, tivemos momentos que a
luta pela desmilitarização da polícia aparece, como na promulgação da
Constituição de 1988. Por que ela não aconteceu?
Não houve comprometimento suficiente das forças
mais democráticas, a sociedade não se mobilizou, os lobbies corporativistas das
camadas superiores das polícias se mobilizaram, as forças conservadoras se
uniram e funcionou a chantagem dos antigos líderes da ditadura, em declínio,
mas ainda ativos.
Nas jornadas de junho de 2013, e em seus
desdobramentos, a brutalidade policial, que era e continua a ser cotidiana nos
territórios populares, chegou à classe média e chocou segmentos da sociedade
que antes ignoravam essa realidade ou lhe eram indiferentes. A esperança reside
na continuidade dos movimentos sociais, que adquiriram novo ímpeto, e em sua
capacidade de pautar esse debate e incluí-lo na agenda política. Não vai ser
fácil. Mas tampouco será impossível. Abriu-se para nós, pela primeira vez, uma
temporada de frestas.
Existem diversos projetos em tramitação
para a desmilitarização da polícia: um proposto pelo senador Blairo Maggi,
outro do ex-deputado Celso Russomanno, e o mais recente proposto pelo senador
Lindbergh Farias, sob sua consultoria, a chamada PEC-51. No que eles se
diferenciam?
Há mais de 170 projetos no Congresso Nacional
propondo a reforma do artigo 144 da Constituição. Vários incluem a
desmilitarização. Nenhuma proposta de emenda constitucional é tão ousada e
completa quanto a PEC-51. Nenhuma incorporou 25 anos de militância,
experiência, debate e pesquisas, ouvindo profissionais das polícias e da
universidade, operadores da justiça e protagonistas dos movimentos sociais, e
buscando o denominador comum. Isso não significa unanimidade. Há interesses
contrariados e haverá resistências corporativistas, assim como posições
ideológicas em oposição. Entretanto, o envolvimento de muitos movimentos,
inclusive de policiais, já indica seu potencial para construir um consenso
mínimo e sensibilizar a sociedade. 70% dos profissionais da segurança querem a
mudança, como pesquisa de que participei demonstrou, em 2010. Não necessariamente
querem a mesma mudança, mas o reconhecimento da falência do modelo atual é, em
si mesmo, significativo.
Você ajudou a formular a PEC -51. Como
foi isso e quais são as expectativas?
A PEC-51 visa reformar não apenas as PMs, desmilitarizando-as, mas o próprio modelo policial, atualmente baseado na divisão do ciclo do trabalho policial: uma polícia investiga, outra faz o trabalho ostensivo-preventivo. Pretende também instituir carreira única em cada polícia e transferir aos estados o poder de escolher o modelo que melhor atenda suas peculiaridades, desde que as diretrizes gerais sejam respeitadas. Hoje, em cada estado, as duas polícias, civis e militares, na verdade são quatro instituições ou universos sociais e profissionais distintos, porque há a polícia militar dos oficiais e dos não-oficiais (as praças), a polícia civil dos delegados e dos não-delegados como, por exemplo, os agentes, detetives, inspetores, escrivães etc. A PEC propõe que o ciclo de trabalho policial seja respeitado e cumprido em sua integralidade, por toda instituição policial. Ou seja, toda polícia deve investigar e prevenir. Propõe também a carreira única no interior de cada instituição policial. E propõe que toda polícia seja civil. A transição para o novo modelo, caracterizado pelo ciclo completo, a carreira única e a desmilitarização, uma vez aprovada a PEC, dar-se ia ao longo de muitos anos, respeitando-se todo direito adquirido de todos os trabalhadores policiais, inclusive, é claro, dos que hoje são militares. O processo seria conduzido pelos estados, que criariam suas novas polícias de acordo com suas necessidades. A realidade do Acre é diferente de São Paulo, por exemplo. A transição seria negociada e levada a cabo com transparência e acompanhamento da sociedade. As polícias seriam formadas pelo critério territorial ou de tipo criminal, ou por combinações de ambos. Um exemplo poderia ser o seguinte: o estado poderia criar polícias – sempre de ciclo completo, carreira única e civis – municipais nos maiores municípios, as quais focalizariam os crimes de pequeno potencial ofensivo, previstos na Lei 9.099; uma polícia estadual dedicada a prevenir e investigar a criminalidade correspondente aos demais tipos penais, salvo onde não houvesse polícia municipal; e uma polícia estadual destinada a trabalhar exclusivamente contra, por exemplo, os homicídios. Há muitas outras possibilidades autorizadas pela PEC, evidentemente, porque são vários os formatos que derivam da combinação dos critérios referidos.
Por Viviane Tavares (Escola Politécnica de
Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz), em janeiro de 2014.
Fonte: EPSJV / Fiocruz
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