domingo, 20 de outubro de 2013

Valério não aceita acordo, prejudicando delação sobre envolvimento de Lula no mensalão

Marcos Valério, preso em 2011.
Imagem: Marcelo Prates/Hoje em Dia/Folha Press

A oferta de delação premiada, ofertada a Marcos Valério, não foi aceita. Tal programa tinha como objetivo acrescer colaboração no inquérito que investiga Luis Inácio Lula da Silva - Lula - e sua colaboração, bem como seu envolvimento, no famigerado "mensalão".

Valério exige ser beneficiado em todos os outros inquéritos policiais abertos contra ele - não apenas o que envolve Lula. A delação premiada, ferramenta legal da promotoria, pode oferecer desde a minoração, a atenuação e até a redução da pena, podendo culminar em indulto.

O início das investigações sobre Lula e Palocci se deu após declaração de Marcos Valério segundo a qual ambos teriam negociado com com Miguel Horta - na época, presidente da Portugal Telecom - repasse de sete milhões de dólares ao PT.

O inquérito é prejudicado, também, pelo tempo transcorrido desde a ocorrência de tal reunião e do processo do "mensalão" em geral. O que você pensa deste caso? É compensatório oferecer mais benefícios ao réu, em troca de denúncias e informações vitais para esclarecer o envolvimento de Lula e Palocci? As informações seriam verdadeiras ou apenas um modo de receber benefícios e menor sanção? Que outros meios podem ser utilizados para apurar o envolvimento de tais indivíduos no escândalo mencionado?

Lígia Ferreira é analista de sócio-mecanismos.

Com informações de Folha de São Paulo e Crítica Virtual.


Um comentário: