quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cientistas criam polímero que se regenera sozinho
Cientistas vêm trabalhando com materiais “autocuráveis”  faz algum tempo, mas pela primeira vez o avanço parece ser altamente significativo. Agora, pesquisadores conseguiram desenvolver um novo polímero que, quando cortado ao meio, pode se regenerar.

Desenvolvido por uma equipe de cientistas espanhóis, o material é tecnicamente uma “rede elastomérica permanentemente reticulada de poli(ureia-uretano)”, mas eles o chamam simplesmente de “polímero Exterminador”.

A ciência por trás do novo polímero é complexa mas os resultados são fáceis de ver. Corte-o no meio e, em apenas duas horas, o plástico pode se fundir novamente e recuperar 97% das conexões físicas que perdeu ao ser cortado. E ele nem requer um catalisador.

A ideia é usá-lo para criar componentes ​​de plástico mais duráveis nos carros, gadgets e tudo o mais. E de acordo com os autores da pesquisa, publicada no periódico Materials Horizons da Royal Society of Chemistry, ele não deve ser difícil de produzir:

Há poli(ureia-uretano)s com composição química e propriedades mecânicas semelhantes que já são utilizados em uma vasta gama de produtos comerciais. Isto torna este sistema muito atraente para uma implementação rápida e fácil em aplicações industriais de verdade.

Veja abaixo o vídeo do novo material:


Fonte: Engenharia é

Nenhum comentário:

Postar um comentário