De onde veio essa grama?????
No Brasil, a atividade de produção e comercialização de gramas cultivadas é relativamente recente. A grande maioria dos gramados ainda é realizado com placas de gramas retiradas de pastos. Essa atividade é proibida, segundo a Legislação Ambiental, em vigência, se enquadrando como atividade extrativista. Na verdade, a retirada de placas de gramas nativas expõe o solo à erosão, trazendo, como já se sabe, grande prejuízo ao meio-ambiente.Os maiores compradores de grama são os governos e grandes empresas. No entanto ao que parece estes não estão preocupados de onde veio a grama e sim com o preço da mesma.
A demanda de aquisição de grama tem aumentado devido ao grande numero de empreendimentos. Esse demanda tende a aumentar, o que preocupa devido a falta de fiscalização na procedência da grama adquirida. Empresas de jardinagem e paisagismo inescrupulosas, estão adquirindo e repassando gramas como a do tipo BATATAS (paspalum notatum) que é nativa do Brasil, sem se preocupar com a procedência da mesma.
De acordo com denúncias que chegaram até nós onde estamos investigando; pessoas estão extraindo a GRAMA BATATAS de áreas naturais sem se preocuparem com os danos.
Fica aí um alerta para as autoridades investigarem a procedência das gramas que estão sendo adquirida, tanto por parte da iniciativa privada, quanto por parte dos governos.
Rede Ambiente TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário