quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cientistas dizem ter encontrado novo elemento químico
Descoberta precisa ser confirmada por órgãos oficiais de química e física. Pesquisa indica que átomo é radioativo e existe por menos de um segundo.
Uma equipe internacional de cientistas liderados pela Universidade de Lund, na Suécia, diz haver confirmado a existência de um novo elemento químico, segundo uma nota divulgada pela universidade.

Experimentos conduzidos no centro de pesquisa GSI, na Alemanha, reforçam as evidências de que o elemento químico de número atômico 115 foi encontrado.

Os pesquisadores dizem haver “criado” um isótopo do novo elemento, que se transformou em outras partículas por um processo radioativo, de acordo com a BBC.

Os resultados confirmam medições anteriores realizadas por um grupo de cientistas na Rússia, em 2004.
“Este experimento foi muito bem-sucedido e é um dos mais importantes na área nos últimos anos”, disse o professor da divisão de física atômica da Universidade de Lund, Dirk Rudolph, segundo a nota da instituição.

Radioativo

O elemento é altamente radioativo e existe por menos de um segundo antes de decair em átomos mais leves, diz a BBC. A pesquisa foi publicada na revista científica “Physical Review Letters”.

O átomo de número 115 foi proposto inicialmente por cientistas russos, em 2004. Sua existência ainda precisa ser oficialmente confirmada por órgãos oficiais que fazem medições de química e física.

O potencial novo elemento será analisado por um comitê formado por integrantes da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e da União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap).

O comitê vai decidir se acolhe a existência do novo elemento químico ou se mais experimentos são necessários antes da confirmação. A Iupac ainda não incluiu o novo elemento químico na tabela periódica oficial mantida em seu site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário