Postos não terão diesel menos poluente em janeiro
Distribuidoras afirmam que postos não terão tempo de fazer obras necessárias
O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) afirmou que não conseguirá cumprir a resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que determina os postos que deverão fornecer, a partir de 1º de janeiro, o diesel S50, menos poluente.
O presidente do Sindicom, Alísio Vaz, garantiu que o não cumprimento não colocará em risco o atendimento da demanda esperada para 1º de janeiro.
Vaz explicou que o sindicato havia apresentado ao órgão regulador uma proposta em que cerca de 1.200 postos de empresas ligadas à entidade fornecessem o S50 e o Arla 32 - solução de ureia que deverá ser fornecida aos veículos com tecnologia Euro 5, que demanda o diesel menos poluente - mas apenas no início do mês a ANP apresentou as normas que definem que tipo de posto deverá estar apto a fornecer os novos produtos. Segundo ele, o pouco tempo para que os postos façam as obras necessárias tornará impossível o cumprimento da norma já em 1º de janeiro.
As exigências da ANP foram consideradas excessivas pelo Sindicom e Vaz ressaltou que os 1.200 postos que estarão aptos a fornecer o S50 e o Arla 32 serão suficientes para atender a demanda. Segundo ele, a resolução da ANP significaria que um total de cerca de 3 mil postos - incluindo os de empresas não ligadas ao Sindicom - em todo país deveriam se adequar às novas normas.
Vaz não soube informar o número de postos, dentro desse universo de 3 mil, seriam de bandeiras filiadas ao Sindicom. Entre as exigências da ANP estão a existência de um tanque reservado para o diesel S50 para qualquer posto em que há mais de um tanque destinado ao estoque de diesel. "Impossível que todos eles [os postos] estejam prontos em 1º de janeiro.
Teremos cerca de 1.200 postos e isso é mais que suficiente", destacou Vaz. O executivo, que preside o Sindicom desde abril, lembrou que a venda de veículos Euro 5 em 1º de janeiro "será nenhuma". "As montadoras acumulam veículos Euro 3 [tecnologia anterior ao Euro 5] nos seus pátios", disse Vaz, lembrando que as montadoras têm até 31 de março para comercializar todo o seu estoque com as concessionárias.
Uma vez vendidos às concessionárias, os caminhões não têm prazo para serem comercializados os consumidores finais. O presidente do Sindicom afirmou ainda que as empresas ligadas ao sindicato terão 1.500 postos adequados para a venda de S50 de Arla 32 em fevereiro, atingindo 2 mil postos aptos em maio.
A expectativa é de que o diesel S50 seja de R$ 0,06 a R$ 0,08 mais caro que o S500 - diesel com 500 partes de enxofre por milhão de particulados, atualmente vendido no país -, que custa R$ 1,20 nas refinarias, sem os impostos. Para o consumidor final, por questões logísticas, o preço poderá ficar entre R$ 0,08 e R$ 0,13 mais caro por litro, segundo Vaz, que alertou ainda para os temores dos donos de postos, como a disponibilização de um tanque exclusivo para o S50, cujas vendas não deverão ser tão grandes nos primeiros meses do ano, e a preocupação com a degradação do combustível estocado.
Fonte: Midia News
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