quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Baías poluídas, prejuízos públicos e privados, sem investimentos!

Esse é o quadro atual das baías da Guanabara e de Sepetiba no Estado do Rio de Janeiro. A quantidade de esgotamentos sanitários lançados diariamente nestas baías, destroem ambas as baías, como também destroem as praias do Estado do Rio de Janeiro, e todas as possibilidades de gerações e ampliações de emprego.

Quantos milhares de empregos poderiam ser gerados com o turismo em suas diversidades. O que poderia ser uma potencialidade, por conta da poluição torna-se um passivo carro aos cofres públicos e cidadãos cariocas.

Materais FIRJAN

PRA-BAÍA: PLANO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE GUANABARA.
http://200.20.53.7/guanabara/Content/DOWNLOAD/Sum%C3%A1rio%20-%20Plano%20de%20Recupera%C3%A7%C3%A3o%20da%20Ba%C3%ADa%20de%20Guanabara.pdf

Baía de Guanabara ganha projetos de conservação e restauração.
https://www.firjan.com.br/noticias/baia-de-guanabara-ganha-projetos-de-conservacao-e-restauracao.htm

PRA-BAÍA: PLANO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE GUANABARA.
http://200.20.53.7/guanabara/Content/DOWNLOAD/Plano%20de%20Recupera%C3%A7%C3%A3o%20Ambiental%20da%20Ba%C3%ADa%20de%20Guanabara.pdf

Desafios e oportunidades da Baía de Guanabara precisam de soluções integradas.
https://www.firjan.com.br/noticias/desafios-e-oportunidades-da-baia-de-guanabara-precisam-de-solucoes-integradas.htm

 

sábado, 21 de novembro de 2020

Rio Guandu – Pescadores passam por necessidades por falta de peixes, devido a poluição do rio.

Com o aumento da poluição na lagoa do Rio Guandu, e após as aberturas das comportas da barragem para a manutenção do sistema de captação de águas feitas pela CEDAE, os peixes desapareceram.

Pescadores artesanais que dependem da pesca no local, estão passando por necessidades, e se aventuram em buscar locais onde possivelmente exista o peixe.

Abandonados pelas administrações municipais, administrações estas, responsáveis pela poluição da lagoa do Rio Guando, com enormes lançamentos de esgotamentos sanitários sem tratamento na lagoa, os pescadores artesanais, além de saírem em busca de peixe em possíveis locais, estão exercendo outras atividades, para garantir o sustento de suas famílias.