terça-feira, 29 de setembro de 2020

Rio GUandu - POLUIÇÃO EXPOSTA!

No dia 24 de setembro de 2020, a CEDAE abriu as comportas da barragem de tomada d'água onde ela CEDAE realiza a captação de águas do Rio Guandu para o tratamento e o abastecimento humano.

Um vez por ano, a CEDAE abre essas comportas para a realização de manutenção do sistema.

Com a abertura das comportas, foi possível constatar que a poluição do Rio Guandu, é muito maior do que se imagina.

Muito do material poluente, e neste caso o lodo existente no fundo da lagoa que se forma com a barragem, bem como algumas plantas aquáticas, com a abertura das barragens, foram despejadas na baia de Sepetiba já tão poluída. 

 

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Rio Guandu – Rio de Janeiro – Nova Iguaçu - PANTANAL IGUAÇUANO – Só DESORDEM

Se não bastasse a poluição hídrica no Rio Guandu oriunda do município de Nova Iguaçu; as margens do rio no município, principalmente onde os pescadores se localizam, foram tomadas por barracas, que vendem petiscos e bebidas.

Até ai, nada muito fora do normal, se não fosse pelo fato da desordem que estas barracas produzem, recebendo muitos visitantes nos finais de semana, que chegam em seus carros e motos, produzindo muito barulho com seus equipamentos de som, juntamente com o som existente nas barracas.

Lembramos que o local e uma Área de Proteção Permanente, uma APA Municipal, e uma APA Estadual.

 

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Rio Guandu – Poluição, degradação, e as mesmas e velhas histórias dos gestores públicos.


E a novela da POLUIÇÂO do Rio Guandu; quantos capítulos ainda teremos?

Enquanto as prefeituras contam histórias, instituições e pessoas faturam com a poluição no Rio Guandu.

A quantidade de esgotamento sanitário sem tratamento, e produtos químicos lançados no Rio Guandu só aumentam, tornando o local de belas paisagens, um local lastimável.

Nova Iguaçu, Seropédica, Queimados, Paracambi, municípios componentes do Comitê Guandu, são os contribuintes para a degradação do Rio Guandu.